5 Dicas para lidar com os erros - GPlus Consultoria Empresarial

5 Dicas para lidar com os erros

Já diz o ditado popular “errar é normal, repetir o erro é burrice”, isso porque quando cometemos o mesmo erro duas vezes, escolhemos errar. Mas errar uma vez não tem nenhum problema, além de ser a coisa mais comum do mundo e trazer aprendizados bons para nossa vida.

Os erros e falhas estão, geralmente, associados a tomadas erradas de decisões, tanto na vida profissional quanto na pessoal, como falta de cuidados com a saúde ou o gerenciamento do tempoMas depois que cometemos um erro, independente de qual seja, é normal ficar com aquele ponto de interrogação na cabeça: e agora?

O melhor remédio é o tempo, pois para corrigir qualquer erro é preciso de reflexão para entender o que aconteceu e olhar os caminhos possíveis para dar os próximos passos. Contudo, não é só ficar esperando as coisas melhorarem sozinhas. Existem alguns pontos que ajudam a refletir sobre os erros para poder corrigi-los.

  1. Aceite o seu erro

Alguns preferem ignorar o erro, mas o primeiro passo para evitar que o mesmo erro se repita é assumir e aceitar a falha. Tenha em mente o que Justin Menkes disse em seu livro Better Under Pressure, que os melhores líderes não são os que tentam esconder seus erros, mas os que assumem. Afinal, sem aceitação não é possível mudar.

  1. Tome uma atitude! Conserte o seu erro

Em um primeiro momento é comum exagerarmos o tamanho do problema. Mas será que não existe uma forma de diminuir as consequências? É preciso pensar em como mudar essa situação, por isso bote a cabeça no lugar, tente não ser levado por sentimentos e pense na situação da forma mais racional possível. Dessa forma, você conseguirá buscar modos e caminhos de corrigir o problema. O quanto antes essas questões forem solucionadas melhor.

  1. Entenda a origem do erro e aprenda com ele

Quando você era criança, provavelmente já deve ter passado pela situação de comer muito doce escondido e acabar passando mal. Quando sua mãe ia cuidar de você, ela queria entender o que aconteceu. Em um primeiro momento, ela achava que poderia ser alguma bactéria ou coisa do tipo, mas fazendo algumas perguntas descobria que você tinha comido muito doce e por isso estava passando mal. Quando você já era uma criança grandinha, já conseguia identificar e entender que não se deve comer tanto doce de uma vez, pois ele pode te fazer mal.

No mundo dos negócios funciona da mesma forma. Às vezes cometemos erros que nem percebemos, até questionarmos o porquê daquelas consequências e lembrarmos da escolha errada feita lá atrás. E quando você identifica o princípio do problema – a raiz – você aprende que não deve repeti-lo e como é simples corrigi-lo, já que será possível enxergar as razões que o levaram a cometer o erro.

O ser humano está em constante construção e evolução, por isso o momento do erro pode ser excelente para o nosso crescimento. Tente entender o que causou o erro. Por que aconteceu? O que poderia ter sido diferente? Aprenda a refletir sobre ele e usar isso para evitar novas falhas. Pensar em cada erro como uma aula é uma excelente forma para crescer através deles. Torne essa experiência em algo palpável e útil, para que na próxima vez, você não repita o mesmo erro de novo.

  1. Perdoe-se

Museus têm uma grande importância, pois eles nos ensinam o que aconteceu no passado, tanto erros quanto acertos. Porém, os museus estão repletos de passado, coisas que ficaram para trás. É importante analisar o que foi feito, onde foi errado para poder acertar no futuro, pois o sentido da vida é para frente.

Acredite que sempre poderia ter sido pior, mesmo nos piores casos poderia ter sido pior. Então, alivie essa carga de negativismo e não se martirize. Foque no presente e pense: o que posso fazer agora? Foque em achar uma saída para o problema. Não esqueça que os erros são aprendizado para o futuro.

  1. Compartilhe o seu aprendizado

Quando você tinha alguma dúvida na colégio ou faculdade, o que era melhor: continuar com a dúvida ou perguntar para o professor? Se você continuasse com a dúvida a chance de ir mal em uma prova era alta. Por isso, é importante compartilhar suas falhas com pessoas construtivas, pois isso gera mais aprendizado para todos.

A GPlus Consultoria oferece serviços de consultoria e assessoria empresarial personalizados de acordo com a sua necessidade. Quer conhecer mais do nosso trabalho e saber mais sobre gestão de negócios? Acompanhe o nosso blog e a nossa página no Facebook.

Facebook Comentários

Post Relacionados

Decole com o seu negócio
 Solicite agora uma hora de CONSULTORIA GRÁTIS

*Suas informações jamais serão compartilhadas.
close-link