Como alinhar as equipes de comercial e marketing? - Blog GPlus Consultoria

Como alinhar as equipes de comercial e marketing?

A empresa que busca sucesso e bons resultados não pode criar distanciamento entre o setor comercial e de marketing. Com uma análise é possível perceber que o trabalho do marketing só é completo quando está alinhado com o pessoal de vendas.

Quais os benefícios em unir os dois setores?

O objetivo da união desses dois setores é obter melhores resultados através da troca de informações e a soma das forças entre os profissionais de cada equipe.

Logo, unindo as duas equipes o trabalho será muito mais completo, no qual:

  • As informações chegam mais rápido;
  • A tomada de decisão é facilitada;
  • A nutrição de leads é mais completa;
  • A transição ao converter um lead em cliente é mais suave;
  • Menos oportunidades são desperdiçadas, entre outras vantagens.

Porém, alinhar marketing e vendas parece ser um insuperável desafio para algumas empresas. Então, como quebrar essa barreira e aproveitar o melhor dos dois times?

Treine equipes

Esse deve ser o primeiro passo para que as equipes de marketing e vendas comecem a trabalhar juntas. Durante o treinamento, os profissionais aprenderão a trabalhar em torno do mesmo objetivo. Assim, é necessário que a empresa reúna as equipes e esclareça a necessidade da cooperação mútua, mostrando, também, como ocorrerá a integração entre elas na prática.

Para que funcione, o treinamento deve ser padronizado para que cada um entenda o processo da busca dos bons resultados e o seu papel nele.

Compartilhe informações

Ao unir os dois setores, é importante ter claro o compartilhamento de dados e informações. As informações dos clientes devem transitar livremente entre os setores, para que o desempenho seja o melhor possível. A equipe de marketing deve trabalhar para gerar leads, enquanto os vendedores devem utilizá-los para finalizar suas vendas.

Por sua vez, é importante que a equipe de vendas também utilize os materiais produzidos pelo marketing, a fim de melhorar as ações de prospecção.

Uma boa maneira de iniciar esse processo é criar um cadastro único de clientes, no qual todos possam compreender a jornada de cada cliente. Deste modo, as estratégias comunicacionais e de vendas podem ser aperfeiçoadas.

Use ferramentas

No mercado existem muitas ferramentas, que melhoram o trabalho das equipes e as deixam mais integradas. Plataformas de automação de campanhas, captura e nutrição de leads, geração de landing pages, SEO, gerenciamento de mídias sociais, são estratégias que devem conter na sua estratégia. Também é essencial um sistema de CRM integrado com as funções de marketing digital, permitindo que vendedores façam o acompanhamento das informações. Deste modo, é possível que o comercial identifique as melhores oportunidades.

Acompanhe os resultados

Ao unir dois setores é importante medir a eficiência das ações. Verificando duas métricas básicas, vendas e faturamento, é possível entender se sua estratégia está funcionando ou não.

Para saber se o resultado foi satisfatório é necessário estimular metas, que mostram se o resultado foi bom ou não. Mas não esqueça, trace metas realistas.

As metas foram alcançadas? Os resultados são satisfatórios? Agora compartilhe essas informações com ambas as equipes, mostrando o fruto do trabalho em conjunto. Dados positivos estimulam ainda mais os dois setores nessa parceria de sucesso.

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