Como montar um modelo de negócio Canvas: proposta de valor e clientes

Como montar um modelo de negócio Canvas: proposta de valor e clientes

Como montar um modelo de negócio Canvas: proposta de valor e clientes

Movidos pelo potente motor de uma ideia incrível, inúmeros negócios saem do papel e prosperam ao redor de todo o mundo. Mas, apesar de ser um fator decisivo, somente um conceito inédito não é capaz de sustentar toda a complexidade que envolve um empreendimento. Para que o desenvolvimento se estabeleça e você encontre seu espaço em um mercado cada vez mais disputado, é necessário conquistar e fidelizar clientes. E, para uma empresa que acabou de chegar ao mundo, essa tarefa está longe de ser mel na chupeta.

Para impactar e atrair consumidores, é preciso uma proposta de valor sólida e visível, além de conhecer claramente os clientes aos quais prestará serviços. Isso é possível por meio da elaboração de um plano de negócios estratégico. Entre os mais completos, está o Canvas. Com ele, você visualiza mais facilmente os caminhos que o seu empreendimento deve seguir para alcançar o sucesso. Assim, você reduz as chances de ser surpreendido por determinadas situações e cenários, e garante que não apenas a comunidade externa, mas também interna, conheça e estimule o seu negócio.

Como montar um Canvas

Em inglês, Canvas significa tela ou tela de pintura. Para a sua empresa, ele é um quadro de negócios visual pré-formatado, que engloba todos os pontos estratégicos para um empreendimento de sucesso. Mas acredite, os resultados que ele pode trazer a sua empresa estão longe de serem básicos.

Aqui no blog, vamos fazer uma sequência de conteúdos explicando cada um dos nove pontos estratégicos do Canvas. Nesse primeiro texto, abordaremos a proposta de valor e o segmento clientes. Prepare-se para desenvolver a sua empresa.

Os 9 módulos do Canvas:

  • Segmentos de Clientes;
  • Canais;
  • Relacionamento com Clientes;
  • Proposta de Valor;
  • Fontes de Receita;
  • Estrutura de Custos;
  • Recursos Principais;
  • Atividades Principais;
  • Parcerias Principais.

Como montar um Canvas: proposta de valor

O que você entrega para o seu cliente? Antes de responder a essa pergunta, não estamos nos referindo apenas ao produto ou serviço que você fornece, mas sim, o valor entregue. Por exemplo, imagine a maior empresa de transporte urbano do mundo: Uber. O serviço consiste em mobilidade urbana confortável e preços acessíveis. Já a proposta de valor, é a economia de dinheiro e o transporte inteligente, unindo pessoas que precisam de agilidade no transporte, a outras pessoas que necessitam uma renda extra.

Por isso, a inovação da Uber a tornou referência em seu segmento. A proposta de valor é o analgésico para a dor do seu clienteAqui estão algumas perguntas para lhe ajudar a encontrar a do seu negócio:

  • Qual problema estamos ajudando a resolver?
  • Que necessidades estamos satisfazendo?
  • Como o cliente enxerga nossa empresa?
  • Estamos entregando o que prometemos?

Como montar um Canvas: segmento de clientes

Imagine que você está segurando um machado e precisa derrubar uma árvore. Caso você bata com o machado em diferentes locais cada vez, seu trabalho não será efetivo e você irá apenas gastar suas energias, gerando frustração. Para que você otimize seu tempo e esforço, você deve concentrar sua atividade em um alvo e acertá-lo repetidamente. Assim, irá gerar resultados efetivos em um período adequado.

Aplique esse raciocínio aos seus clientes. Ou seja, escolha um determinado perfil e segmento de consumidores para ser o foco do seu empreendimento. Assim, você poderá configurar sua comunicação e conquistar um nicho específico, fornecendo um atendimento mais próximo e que tenha as necessidades do público na ponta da língua.

Um plano de negócios é capaz de trazer inovação e confiança para o seu empreendimento. Vamos crescer juntos? A GPlus é especialista em consultoria empresarial online, continue acompanhando nosso blog e torne-se um expert no Canvas.

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