Como montar um modelo de negócios incrível: conheça o Canvas

Como montar um modelo de negócios incrível: conheça o Canvas

Como montar um modelo de negócios incrível: conheça o Canvas

No nosso último artigo começamos com uma pergunta simples: crescer ou estagnar? Se sua resposta foi crescer, você continuou a leitura do artigo e descobriu como é importante criar um plano de ações para melhor planejar e gerir as atividades da sua empresa. Sem dúvida, essa é uma ferramenta indispensável para o sucesso da sua empresa. Mas não é a única.

Para que um negócio alcance os degraus do sucesso é preciso conquistar uma única coisa: o seu cliente. Para isso, é preciso entregar valor a ele, para que este gere resultados positivos para a sua empresa. Mas para que isso ocorra, é preciso que toda a organização esteja rodando corretamente.

O foco de qualquer empreendedor deve ser o cliente. E não é só um preço atrativo e a qualidade do produto e/ou serviço que irão conquistá-lo. Outros inúmeros fatores influenciam na decisão do consumidor. Por isso, você deve saber quem é o seu cliente, qual o problema que ele tem e está tentando resolver, como você pode ajudá-lo neste ponto e como você irá ganhar dinheiro para manter o seu negócio e lucrar.

Tendo esses aspectos alinhados você tem uma ferramenta poderosa em mãos: um modelo de negócioUm dos mais utilizados é o Business Model Canvas, que nada mais é do que uma ferramenta de gerenciamento estratégico. Vamos conhecer mais sobre esse modelo.

O que é o Business Model Canvas?

Primeiro, vamos chamá-lo apenas de Canvas, ok? Em síntese, podemos dizer que o Canvas é um mapa visual pré-formatado com todos os aspectos fundamentais de um modelo de negócios. Muito prático e versátil, ele é composto por nove campos, que juntos compõem as quatro principais áreas de um negócio: clientes, oferta, estrutura e recursos.

Os 9 elementos do Canvas são:

  • Segmentos de Clientes;
  • Canais;
  • Relacionamento com Clientes;
  • Proposta de Valor;
  • Fontes de Receita;
  • Estrutura de Custos;
  • Recursos Principais;
  • Atividades Principais;
  • Parcerias Principais.

Qual o objetivo do Canvas?

Como falamos, o Canvas é uma ferramenta que apresenta os aspectos fundamentais para um modelo de negócio. Logo, seu objetivo é definir o modelo adotado pela empresa, que traga bons resultados. Ao usá-lo, você pode tanto inovar o seu modelo quanto se diferenciar da concorrência, como lançando um novo produto.

E não há restrições para usar o Canvas. Tanto startups e novos negócios, quanto empresas já em operação podem usar essa ferramenta para melhorar sua eficiência. O único requisito é saber como usá-lo da forma mais adequada e eficiente.

Os 9 Elementos do Canvas

1. Proposta de valor: o que sua empresa oferece que realmente tem valor para os clientes?

Como já falamos acima, não é só preço que atrai clientes. O que os motiva a comprarem e a escolherem uma marca, em boa parte é a proposta de valor.

Descreva de forma simples qual valor sua empresa oferece. Para isso, pense em como você está resolvendo o problema ou satisfazendo uma necessidade do seu cliente. Você pode inovar ou seguir outras ofertas já existentes, desde que tenha diferenciais em algum aspecto quanto aos seus concorrentes. Preço, personalização, desempenho, design, status e conveniência são alguns dos atributos que podem fazer parte da sua proposta de valor.

2. Segmento de clientes: quais segmentos de clientes são o foco da sua empresa?

É importante ter em mente que você não conseguirá agradar todo mundo. Por isso, é necessário definir qual ou quais os segmentos de cliente que você irá atender. Agrupar clientes com o mesmo perfil (comportamentos, necessidades, etc.) permite que você os conheça melhor. Assim, podendo entregar valor para eles de forma mais eficaz.

Então, a grande dica para esse quadro do Canvas é preenchê-lo com um nicho de mercado (segmento, características ou necessidades parecidas) que o permita conhecer seu público melhor, compreendendo suas necessidades. Responder a algumas perguntas, como “para quem você está criando valor?” e “quem são os seus consumidores mais importantes?” o ajudarão a identificar o seu público.

3. Canais: como o seu cliente compra e recebe seu produto e/ou serviço?

Ok, você já definiu o valor do seu produto/serviço, já definiu quem é o seu consumidor, agora você precisa definir como oferecer isso.

Os canais são os pontos de contato entre você e o seu cliente. Eles têm grande importância na experiência do cliente, pois é por meio deles que o seu consumidor irá conhecer melhor sua empresa e adquirir seus produtos e serviços.

Podemos definir os canais basicamente em: comunicação (redes sociais), distribuição (correios) e venda (PDV, lojas virtuais, central de atendimento).

Para preencher o seu Canvas, identifique:

  • Por meio de quais canais seus clientes querem ser contatados?
  • Como você conseguirá alcançar seus clientes?
  • Como seus canais são integrados?
  • Qual canal funciona melhor?
  • Quais apresentam melhor custo-benefício?
  • Como estão integrados à rotina de seus clientes?

4. Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relaciona com cada segmento de cliente?

Como você acabou de ver, a comunicação é um canal importante para o seu plano de negócio. Então, é preciso identificar qual tipo de relação você estabelecerá com o seu público. Interações pessoais, self-service (quando a empresa oferece os meios para que o cliente se auxilie por conta própria), ou automatizadas (serviços mais automatizados que o self-service). O importante é escolher a forma mais adequada para o seu cliente, pois o relacionamento tem influência direta na experiência dele com a sua marca.

Pergunte-se:

  • Qual tipo de relacionamento os seus clientes esperam?
  • Qual é o custo de cada um?
  • Como ele se integra ao restante do seu modelo de negócios?

5. Atividade principal: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor?

Essa é uma das ações mais importantes para que o seu modelo de negócios funcione. Por quê? Porque as atividades principais servem para relacionar as ações necessárias para a realização da proposta de valor. Marketing, produção, desenvolvimento e demais ações podem fazer parte de suas atividades.

Para identificar suas atividades principais para o seu Canvas, responda quais atividades sua proposta de valor, canais de distribuição e relacionamento com os clientes requerem.

6. Recursos principais: quais são os recursos necessários para realizar as atividades principais?

Nesse momento, você descreverá em seu Canvas quais são os recursos mais importantes para que o seu modelo de negócio funcione. Esses recursos podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou até humanos.

7. Parcerias principais: quem irá ajudar a sua empresa?

Fundamental para o modelo de negócios, é importante definir sua rede de fornecedores e parceiros – os mais importantes – que irão ajudar a manter o seu modelo de negócios funcionando, otimizar processos, reduzindo riscos ou adquirindo recursos.

8. Fontes de receita: quais são as formas de obter receita?

Neste tópico, você precisa identificar de que forma sua empresa gera dinheiro, a partir de cada segmento de cliente. Sua empresa pode gerar renda por meio da venda de produtos ou serviços, da taxa de assinatura, aluguel, venda de espaços para anúncios, etc.

Questione:

  • Quanto seus clientes estão realmente dispostos a pagar?
  • Pelo que eles pagam atualmente?
  • Como pagam?
  • Como prefeririam pagar?
  • O quanto cada fonte de receita contribui para o total da receita?

9. Estrutura de custos: qual o custo necessário para que seu Canvas funcione?

Descreva todos os principais custos do seu modelo de negócio. Lembre-se que canais, recursos principais, relacionamento com clientes e até mesmo suas fontes de receitas geram custos, sejam fixos ou variáveis.

Para o seu Canvas identifique:

  • Quais são os custos mais importantes em seu modelo de negócios?
  • Que recursos principais são mais caros?
  • Quais atividades principais são mais caras?

Quais benefícios o Canvas traz para minha empresa?

Poder visualizar o seu negócio a partir de um novo ângulo e organizar suas ações com certeza melhorará seus processos. Com esse modelo de negócios você poderá, de forma mais eficaz, mostrar valor para o seu cliente – o que faz uma enorme diferença para ele.

Melhorando seus processos, otimizando seu tempo e recursos, o caminho para o sucesso do seu negócio só fica mais fácil. E para ajudá-lo é que o Canvas foi criado.

A GPlus Consultoria oferece serviços de consultoria e assessoria empresarial personalizados de acordo com a sua necessidade. Quer conhecer mais do nosso trabalho e saber mais sobre gestão de negócios? Entre em contato conosco, acompanhe o nosso blog e a nossa página no Facebook. Acompanhe a GPlus no Youtube para informações preciosas para o seu negócio.

Facebook Comentários

Post Relacionados

Leave a comment

Decole com o seu negócio
 Solicite agora uma hora de CONSULTORIA GRÁTIS

*Suas informações jamais serão compartilhadas.
close-link