4 dicas para conquistar a confiança do seu cliente - GPlus Consultoria

4 dicas para conquistar a confiança do seu cliente

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Seu Eliel comprou um carrinho de cachorro-quente e decidiu ficar toda noite, das 18h até 00h, próximo à Igreja Matriz da cidade. O Hot Dog do Eliel não possuía muitas variedades no cardápio, basicamente, oferecia o mesmo que muitos outros da cidade. Ao lado de sua chapa, havia uma plaquinha: “seu cachorro-quente pronto em apenas 3 minutos!”.

Atrasado para encontrar sua namorada, Júlio precisava de uma refeição rápida. Para sua sorte, deu de cara com o carrinho do Eliel. Dito e feito: em 3 minutos, Júlio já estava saboreando seu lanche. Isso fez com que esse cliente divulgasse o hot dog para os colegas da faculdade, em seguida, para membros da empresa. E o Seu Eliel, continuou cumprindo seu prazo de 3 minutos. Com isso, novas pessoas saíam divulgando o famoso “cachorro quente mais rápido da cidade”. Em um ano, Eliel comprou outros 3 carrinhos.

Qual era o diferencial do Seu Eliel, se o cachorro quente era igual a tantos outros? Na verdade, seu principal produto não era o lanche, mas sim, a promessa. Prometia um hot dog pronto em 3 minutos e cumpria. Ele conquistou a confiança dos clientes, e eles retribuíram com credibilidade e divulgação espontânea. Para que você tenha tanta credibilidade quanto Seu Eliel, separamos 4 dicas para conquistar a confiança dos seus clientes.

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1- “Como a água”

Seja transparente. Não deixe entrelinhas no contrato, sente ao lado do cliente, acompanhe-o palavra por palavra e mostre-se disponível para atender a eventuais dúvidas. Além disso, se a sua área possui termos específicos, torne-os mais claros, explicativos, para que a comunicação seja efetiva e vocês conversem de igual para igual. Além de impulsionar a confiança, mostra ao seu cliente que você quer que ele entenda.

2- Fale a verdade

Abra o jogo. Apresente o seu produto pelo o que ele é, não diminua nem supervalorize. Faça como seu Eliel, busque os diferenciais do seu negócio e cumpra-os à risca. Uma promessa cumprida gera um cliente satisfeito, que fala para outro, depois para mais um. Eles acreditam em você, porque fala a verdade e honra a sua palavra.

3- Assuma seus erros

Errar é humano. Com os erros, percebemos que ainda há coisas que necessitam ser melhoradas. Se a sua empresa cometeu um equívoco, seja o primeiro a comunicar ao seu cliente. Não espere que ele perceba e vá te procurar. Assumir os erros é imprescindível para qualquer relação, ainda mais entre empresa e consumidor. Isso agrega valor e transmite a imagem de um negócio com experiência e maturidade.

4- Pare por um momento e escute

Prepare-se para receber críticas e não mantenha uma postura defensiva. Mostre-se disponível para ouvir sugestões. Valorize-as, elogios são ótimos, mas nada se compara ao poder construtivo de uma crítica pertinente. Se houver, escute a insatisfação do cliente e mostre-se preparado para ajudá-lo. Isso melhorará seu desenvolvimento como gestor e credibilidade do seu empreendimento.

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