Gestão de negócios: 5 dicas para aumentar as vendas da sua empresa

Gestão de negócios: 5 dicas para aumentar as vendas da sua empresa

Gestão de negócios: 5 dicas para aumentar as vendas da sua empresa - Consultoria Online

Imagine que a sua empresa possua um branding muito bem executado. Um logotipo atraente, uma presença digital considerável e um chamativo banner exposto em frente ao negócio. Além disso, possui valores e missão bem definidos e condizentes com o nicho em que se situa. Assim, atraindo diversos leads para o seu produto ou serviço. Ao sentar-se junto do responsável financeiro, vocês identificam que, mesmo com essas estratégias, não há uma margem de lucro considerável. Ou seja, é necessário aumentar as vendas e otimizar a gestão empresarial!

O posicionamento da empresa é como um relógio, não basta possuir uma boa aparência, é preciso funcionar perfeitamente. É preciso uma equipe capaz de impulsionar os ponteiros e fazer com que o sistema funcione em totalidade. Por isso, confira 5 dicas para aumentar as vendas da sua empresa, com o Guilherme Gomes, da GPlus Consultoria.

1- Ofereça soluções específicas

Evite ao máximo ser genérico. Estude o seu potencial cliente de dentro, para fora. Entenda as queixas, as dores, e busque encontrar a raiz do problema. Muitas vezes, essa tarefa será como procurar uma agulha em meio à um palheiro. Mas, mantendo os ouvidos atentos e o foco no consumidor, é possível que você ofereça soluções específicas para problemas específicos. Assim, reforçando que a sua empresa é a melhor para aquele cliente.

Leia mais: O que é mindset e como ele influencia no meu negócio?

2- Mantenha o foco ao prospectar

Direcione seus esforços para otimizar seu atendimento. Pegar uma pilha com 100 cartões de visita e sair ligando para todos, nem sempre vai trazer resultados efetivos. Além disso, pode gerar frustração e cansaço desnecessário ao vendedor. Então, prefira selecionar e compreender previamente os empreendimentos ou pessoas com as quais entrará em contato. Dessa forma, você potencializa seu atendimento e oferece soluções de qualidade.

3- Não foque seus esforços apenas na autopromoção

“Nosso produto é isso, nosso produto é aquilo; nossa empresa faz isso, nossa empresa faz aquilo”. Quantas vezes já recebemos ligações nas quais o vendedor quer apenas falar de si mesmo e de seu próprio produto? Isso faz com que o contato entre a empresa e o futuro cliente seja robótico e invasivo.

Sem jogo de cintura ou foco no consumidor, provavelmente essa ligação servirá apenas para afastar um potencial comprador. Por isso, concentre seus esforços em encontrar o problema enfrentado pelo cliente e como seu produto pode resolvê-lo. A ideia-chave é solucionar para vender.

Leia também: 4 dicas para conquistar a confiança do seu cliente.

4- Mas, se o cliente não precisar de você?

Abandone a prospecção. Isso mesmo, você não leu errado. É preciso saber identificar quando uma venda não será concluída e o seu negócio não é capaz de atender as necessidades daquele público ou cliente.

Abrindo sua mente para eventuais fracassos, é possível que você não insista em um contato sem futuro e otimize seu tempo. Dessa forma, evitando frustrações e direcionando seus esforços para ações que vão gerar resultados para a sua empresa.

5- Divida seu time de vendas

A filosofia de “cada um faz um pouco” já foi derrubada há muito tempo. Quando não existem funções bem definidas dentro de uma empresa, os colaboradores ficam perdidos e sobrecarregados. Isso gera um baixo rendimento da equipe.

O mesmo se aplica ao setor de vendas. Dividir seu time entre especialistas em prospecção e especialistas de vendas, fará com que o tempo de todos seja otimizado e direcionará esforços focados nas etapas específicas das suas vendas. Dessa maneira, o trabalho será mais eficiente e você aumentará a margem de lucro do seu negócio.

O setor de vendas é primordial para o desenvolvimento de uma empresa. Além disso, direcionar esforços para formar um bom relacionamento com os clientes irá melhorar a reputação do seu empreendimento. Dessa maneira, atraindo mais clientes e aumentando o seu público.

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