Como ter um bom relacionamento e conquistar a confiança do consumidor

Como ter um bom relacionamento e conquistar a confiança do consumidor

gestão empresarial Como ter um bom relacionamento e conquistar a confiança do consumidor

Em um tempo no qual as pessoas estão segurando o dinheiro e evitando de gastar, empresas têm que se atualizar e melhorar seus processos para evitar de fechar as portas. É importante NÃO PERDER CLIENTES.

E para isso algumas estratégias são essenciais; uma delas é criar clientes fiéis, que irão continuar a comprar da sua marca independentemente da situação. Mas para que isso ocorra, a sua marca deve gerar valor para o seu cliente, afinal, o consumidor compra a marca e não o produto em si. Por isso que grandes marcas, como a Coca-Cola são preferências dos consumidores, pois a marca gerou valor ao consumidor.

E valor é diferente de preço. Enquanto preço é o custo a ser pago pelo produto, valor é a soma de qualidades intangíveis, como prazer, comodidade e satisfação.

Claro que gerar valor não é tão simples, principalmente se o seu negócio trabalha com serviços. Dessa forma, uma estratégia que deve ser adotada em toda empresa, de qualquer segmento, é gerar confiança com o seu cliente. Quando seu cliente confia em você e na sua marca ele não escolherá o seu concorrente.

Mas gerar confiança não é algo que acontece da noite para o dia. É todo um processo que, se você deseja instaurar na sua empresa, você verá no nosso vídeo abaixo:

1- Ouça seu cliente com atenção

Se você deseja que as pessoas comprem seu produto ou serviço, não é importante você saber quais são os desejos e necessidades delas? Um erro muito comum que as empresas cometem é o de não ouvir o seu consumidor.

Existem inúmeras formas de nos comunicarmos. Hoje, as redes sociais se mostraram como um ótimo ambiente para falar com seu público, afinal, todos estão conectados. Porém, muitas empresas ignoram esse canal ou usam de forma errônea, somente falando e não ouvindo.

Use todos os canais que você tem contato e interação com o seu consumidor para identificar quais são seus anseios, dificuldades, necessidades e desejos. Também é importante estar atento ao que falam sobre sua marca. Identifique as ideias positivas e negativas para melhorar o seu atendimento, e assim, criar um laço com o seu cliente.

Leia também: Como criar um plano de ação? Dicas rápidas da GPlus Consultoria.

2- Seja referência

Se tem uma coisa que é chata para o cliente é ficar esperando por muito tempo uma informação ou pior, receber uma informação equivocada. Se o atendimento não sabe informar sobre assuntos relacionados aos trabalhos da empresa, o cliente entende que a empresa não está preparada para atendê-lo.

É importante demonstrar o domínio de conhecimento sobre o seu mercado, dando rapidamente diversos detalhes e mostrando que a empresa é especialista no assunto. Para isso, treine sua equipe, em especial a de atendimento ao cliente. É essencial fazer com que os colaboradores da sua empresa conheçam amplamente o setor e os processos da empresa. Isso mostrará ao seu público o comprometimento e seriedade da empresa.

Leia mais: Como montar um modelo de negócios incrível: conheça o Canvas.

3- Fale a língua do seu cliente

Se você estivesse agora em um fórum de genética molecular e biomedicina, com vários doutores e PhD falando sobre inúmeros fungos, vírus, doenças e bactérias de nomes complicados, será que você conseguiria acompanhar a discussão?  

Cada público usa um tipo de linguagem e se sua marca deseja estabelecer um bom relacionamento com o consumidor, ela precisa saber falar a mesma língua que ele. Talvez, seu cliente prefira uma linguagem mais formal ou talvez use gírias. Por isso, é importante conhecer bem o seu público para fazer com que ele compreenda e se comunique com a sua empresa.

4- Mostre a importância de cada cliente

Sabe aquele cliente que já faz um bom tempo que não compra com você? Ele ainda pode ser um potencial comprador. Mas para que ele volte a consumir da sua marca, você deve mostrar que ele faz falta e, acima de tudo, que sua empresa ainda pode ajudá-lo.

Confira o conteúdo: O que é mind-set e como ele influencia no meu negócio?

5- Demonstre vontade em ajudar seu cliente

Mostre para o seu cliente que sua empresa está disposta e empenhada em ajudá-lo a solucionar seus problemas, suprindo suas necessidades o mais rápido possível. Demorar para dar uma resposta ou para apresentar uma solução é pedir para o cliente procurar seu concorrente.

6- Transforme problemas em soluções

Seu cliente teve um problema com o seu produto? Aproveite essa oportunidade para transformar um cliente insatisfeito em um cliente fiel. Como? Resolvendo o problema em questão. Solucionar com prontidão e atenção só faz a marca crescer no prestígio do consumidor. Isso faz, ao mesmo tempo, que o cliente divulgue para as pessoas ao seu redor como a marca foi atenciosa e prestativa, mesmo tendo um problema. Quando seu problema é resolvido com rapidez e prestatividade, o consumidor entende que aquele problema foi uma situação isolada da empresa.

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7- Supere as expectativas

Um cliente surpreendido é um cliente encantado, ou seja, fidelizado. Busque oferecer mais do que uma simples solução. Mostre que a marca se importa com o cliente, identificando e solucionando necessidades que nem mesmo ele sabia que tinha. Ofereça experiências inéditas e coisas que nem mesmo ele imaginaria.

Seguindo dicas como essas, você criará uma relação bem mais próxima e estreita com o seu cliente, o fidelizando. E a fidelização traz inúmeras vantagens ao seu negócio. Além da principal, que é ter um cliente fiel que sempre comprará de você, esse consumidor irá fazer propaganda da sua marca de graça, trazendo novos clientes para você. Mas para que isso ocorra, você deve seguir todos os passos indicados aqui para gerar confiança no seu cliente.

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