O que é mindset e como ele influencia o meu negócio? - GPlus Consultoria

O que é mindset e como ele influencia no meu negócio?   

mindset, o que é mindset, cultura organizacional , gestão empresarial, consultoria online

Se você costuma dizer frases, como:

  • “Não tenho mais idade para isso!”
  • “Acho que nunca vou conseguir levar meu negócio para frente.”
  • “Empreender é pra quem entende, só que eu não entendo.”

É porque você tem um pensamento e crença que te limita. E VOCÊ PRECISA ELIMINAR ESSE PENSAMENTO LIMITANTE!

Empreender e abrir o próprio negócio não é nenhum bicho de sete cabeças, e você vai enxergar isso! Limitar sua mente é impedir o seu progresso pessoal de seguir em frente e tirar sua ideia do papel. Mas se você é o tipo de pessoa que tem uma mente limitante, calma, nada está perdido. É preciso fazer uma mudança de dentro para fora. Reconfigurar a sua mentalidade resultará em novas e melhores ações, ou seja, sucesso.

O pensamento é quem rege nossas jornadas. Uma mente aberta e livre resulta em um estilo de vida mais leve, enquanto pensamentos desconfiados e temerosos geram ações mais tensas em nossa vida. E na gestão empresarial não é diferente. A mentalidade do gestor é responsável pelas suas ações, que resultam no sucesso ou fracasso da organização. E isso, basicamente, é o que significa mindset: uma mentalidade.

Confira no vídeo abaixo qual o impacto que o mindset tem para o seu negócio:

O que é mindset?

Traduzida para o português, mindset significa mentalidade. Muito utilizada no âmbito empreendedor, esse conceito é o nosso modelo mental predominante, que direciona nossa vida. É composto por nossos valores, crenças e ideais. Regendo nossos comportamentos e percepções, ele pode influenciar, e muito, a gestão do seu negócio.

Um exemplo de mindset é uma pessoa com uma mentalidade mais conservadora. Este padrão irá guiar as ações dela baseando-se naquilo em que acredita, ou seja, ações mais conservadoras. Agora, alguém mais com uma mentalidade mais moderna e ousada tem suas ações espelhadas por essa diretriz. De forma geral, o mindset é a maneira como cada indivíduo percebe o mundo.

Leia também: Quer fazer seu negócio crescer? Conheça a consultoria online da GPlus

A influência do mindset na gestão empresarial

Bom, se agimos de acordo com o que acreditamos e aprendemos, o nosso resultado está diretamente ligado a nossa mentalidade. Desta forma, o mindset envolve determinadas atitudes que são essenciais quando se trata de empreendedorismo.

Atitudes como o desejo de conquistar sempre mais e de superar novos desafios devem ser intrínsecas ao empreendedor. Além disso, quem tem o mindset empreendedor deve ter iniciativa em transformar sonhos em metas, correndo atrás do necessário para realizá-las.

E da mesma forma que o mindset influencia nossas ações, a cultura organizacional define quais caminhos a empresa seguirá. A cultura empresarial, nada mais é que um sistema de valores compartilhados pelos colaboradores, em todos os níveis. Ela tem como objetivo alavancar os resultados da empresa, pois quanto mais os membros entendem a cultura, maior é a chance de sobrevivência no mercado.

A falta de missão, visão e valores definidos dá abertura para um mindset negativo na empresa. Por isso, é importante que em toda empresa haja uma cultura empresarial consolidada. E ela é responsável por estimular um mindset mais produtivo dos colaboradores, a fim de evitar problemas como falta de objetivo, insatisfação e desmotivação.

Leia sobre: Como montar um modelo de negócios incrível: conheça o Canvas

Como desenvolver o mindset focando no crescimento?

Um gestor com mindset positivo desenvolve a sua equipe para pensar baseado no crescimento. Mas nem todos tem uma mentalidade positiva naturalmente. Por isso é importante que o próprio gestor busque inovações e estimule o desenvolvimento das suas próprias habilidades, assim ele poderá passar essa cultura aos seus delegados.  

Comece analisando a forma como sua mente processa informações externa e as transforma em sentimentos e atitudes. Entender como você compreende o mundo e transforma essas percepções em ações é o primeiro passo para desenvolver um bom mindset.

Agora, pense nas situações que você já vivenciou. Diferencie o que foi resultado das suas ações e quais foram causas alheias. Então, veja quais ações poderiam ser melhoradas ou quais caminhos diferentes você poderia seguir. Prepare sua mente para agir conforme essa sua análise.

Também aproveite cada situação. Principalmente nos fracassos é possível aproveitar bons aprendizados. Assim, você contribuirá para o seu próprio crescimento e se tornará mais forte. Além disso, quando surgirem novos problemas, você focará mais rápido em como solucioná-lo.

Adotando um mindset positivo para a sua vida, você será capaz de instaurar a mesma cultura para a sua equipe. E no que tange aos seus colaboradores, é importante que você estimule o desenvolvimento do mindset positivo deles:

  • Mostre que é possível desenvolver novas habilidades que contribuirão positivamente para a organização;
  • Valorize quem se esforçou para aprender e superar seus próprios desafios;
  • Estimule o aprendizado e a cultura de feedbacks;
  • Faça dos líderes de cada equipe ferramentas para o crescimento de todos.

Quer conhecer mais do nosso trabalho e saber mais sobre gestão de negócios? Entre em contato com a GPlus, acompanhe o nosso blog e a nossa página no Facebook. Acompanhe a GPlus no Youtube para informações preciosas para o seu negócio.

Facebook Comentários

Post Relacionados

Comentários (2)

[…] nós apresentamos uma palavra que irá te acompanhar ao longo da sua trajetória de sucesso: o mind-set. Essa palavra é fundamental para conquistar seus objetivos, pois a configuração da sua […]

Leave a comment

Decole com o seu negócio
 Solicite agora uma hora de CONSULTORIA GRÁTIS

*Suas informações jamais serão compartilhadas.
close-link