O que é ser empreendedor? - Blog GPlus Consultoria

O que é ser empreendedor?

Antes de tudo: o que é empreender?

Verbo transitivo direto, empreender significa, em suma, decidir realizar uma tarefa difícil e trabalhosa; pôr em execução; tentar.

O simples ato de tentar implementar novas ideias ou mudanças já é um ato de empreendedorismo. Enxergamos melhor a aplicação do conceito de empreendedorismo no âmbito empresarial, com a criação de empresas e/ou novos produtos, normalmente envolvido em uma mistura de inovação e risco.  

E não é difícil pensarmos em empreendedores. Os revolucionários Bill Gates e Steve Jobs foram, sem dúvidas, dois dos maiores inovadores das últimas décadas. A ideia de criar, em meados dos anos 1990, um sistema operacional para computadores, com interface intuitiva, possibilitando a criação e utilização de softwares e ainda facilitando o acesso à internet foi revolucionária. E por essa razão, a Microsoft (Bill Gates) é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Do mesmo modo, criar, além de um outro sistema operacional mais otimizado, um celular que dispensava botões e todo comando sendo realizado com o toque na tela, foi no mínimo genial e visionário. Por essa razão, Steve Jobs (Apple) também entra nessa galeria de empreendedores de sucesso.

Leia tambémQuero abrir meu negócio! 6 dicas da GPlus Consultoria para você.

Mas o que os tornou empreendedores?

Empreender e inovar tem uma relação muito próxima. E podemos dizer que empreender deve ter como objetivo criar algo novo. Desse modo, diversas startups surgem no mercado, com propostas inovadoras e até visionárias, como o Uber, que trouxe uma proposta inovadora no mercado dos táxis.

Então podemos dizer que um empreendedor é aquele que consegue identificar oportunidades e transformá-las em lucro. Ele costuma ser motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e independência.

Ser criativo, inovador, arrojado e estrategista são qualidades que o empreendedor deve ter. Mas diferente do que se pensa, criatividade nem sempre é um talento inato. A criatividade pode ser adquirida, mas ela deve ser treinada, preparada, adaptada e alimentada constantemente.

De forma reduzida, podemos dizer que empreendedor é aquele que dá o pontapé inicial em algo novo, que tira do papel e põem em prática. É importante para quem deseja empreender ser visionário, podendo delinear seu futuro, estabelecendo metas, iniciando projetos, visualizando e buscando o sucesso do seu empreendimento.

Qualquer um pode empreender?

Sim. Não existem limites para o empreendedorismo. Contudo, além de muita criatividade, inovação e visão é importante a autoavaliação, autocrítica e controle do comportamento. Essas são características fundamentais em qualquer empreendedor que busca sucesso.

Para empreender basta acreditar em si, na sua capacidade de liderança, na sua ideia e estar motivado para isso, junto com um bom planejamento – a longo prazo -, maximizando seu desempenho a curto prazo é difícil não obter sucesso. Analise, identifique, crie, defina e inicie.

A GPlus Consultoria oferece serviços de consultoria e assessoria empresarial personalizados de acordo com a sua necessidade. Quer conhecer mais do nosso trabalho e saber mais sobre gestão de negócios? Acompanhe o nosso blog e a nossa página no Facebook.

Facebook Comentários

Post Relacionados

Leave a comment

Decole com o seu negócio
 Solicite agora uma hora de CONSULTORIA GRÁTIS

*Suas informações jamais serão compartilhadas.
close-link