Por que consultoria é essencial para o meu negócio?

Por que consultoria é essencial para o meu negócio?

por-que-consultoria-e-essencial-para-o-meu-negocio

Você lembra do artigo que escrevi sobre 6 dicas para abrir o seu negócio? Foi um dos primeiros aqui no blog, no qual a primeira dica era: conheça o seu negócio e aposte em experiência. É muitíssimo importante você conhecer o seu negócio, pesquisando muito sobre o mercado e, de preferência, ter experiência na área. Porém, não ter entendimento ou experiência sobre o setor não vai arruinar sua ideia.

Quando não há conhecimentos sobre negócio que você pretende abrir, o ideal é procurar um sócio, funcionário ou uma consultoria que possam lhe ajudar a entender o mercado. Por exemplo, para abrir um restaurante você não precisa ser um cozinheiro, sendo um bom gerente e juntando-se com alguém que entende de restaurantes é mais provável que o seu negócio prospere.

Encontrar um sócio não é uma tarefa simples. Achar alguém que saiba trabalhar em equipe, que não tenha problemas em dividir um negócio e seus benefícios, que tenha a expertise necessária para aquele ramo e que compartilhe dos mesmos objetivos empresariais, morais e éticos para o seu negócio é um grande desafio.

Por outro lado, arriscar sozinho também não é fácil. A sobrecarga de administrar uma empresa sozinho pode afetar diversas áreas da sua vida, tanto profissional quanto pessoal. Uma única mão administradora ainda é um perigo na hora das tomadas de decisão. Uma única visão não é algo muito bom para os negócios. Isso sem contar que é pouco provável que você seja excelente em todas as áreas da empresa (financeiro, marketing, vendas, produção, logística, RH, etc.). Por isso, uma ajuda é sempre bem-vinda.

Nesse cenário, a consultoria empresarial torna-se uma excelente opção para quem quer crescer no mercado. Um consultor é como um mediador. Enxergando a situação de fora – de um ângulo privilegiado – o consultor não está contaminado com a emoção das pessoas e nem está institucionalizado. Assim, ele consegue pensar de forma prática, trabalhando com fatos, números e dados. Portanto, o consultor está apto a entender os lados e tomar decisões mais lógicas.  

Quais os benefícios que a consultoria pode trazer para o meu negócio?

Como você viu, a função da consultoria é lançar um olhar de fora para o seu negócio, propondo novas oportunidades, otimizando as ações organizacionais internas e auxiliando, principalmente, em tomadas de decisões importantes, baseado em dados e no objetivo de melhorar os seus resultados.

Com isso, podemos elencar alguns benefícios principais em contratar uma consultoria para o seu negócio. São elas:

  • Visão externa;
  • Experiência acumulada;
  • Parceria;
  • Retorno sobre o investimento;
  • Foco no resultado;
  • Aprendizado constante;
  • Suporte na tomada de decisões.
Melhorias no seu negócio

O consultor deve saber ouvir e observar. Quando estamos inseridos no nosso negócio e ele está dando certo, é difícil perceber melhorias. Assim, o consultor investiga e identifica possíveis oportunidades de desenvolvimento. Estas oportunidades podem otimizar os processos, melhorando resultados e aumentando seus lucros.

Equipe especializada

Focado em resultados, o trabalho da consultoria é especializado. Cada problema é analisado sob um olhar específico naquela área – comercial, financeiro, marketing, recursos humanos, etc. Dessa forma, detectar problemas e encontrar soluções fica mais fácil, pois a visão é mais técnica e especializada em determinada área. Assim, o papel da consultoria torna-se muito importante para a empresa que busca crescer.

E quando pensamos que profissionais especializados auxiliarão nos processos para melhoria dos seus resultados, imagine quanto conhecimento e aprendizado você não poderá adquirir? Quanto custaria adquirir todo esse conhecimento e experiência pelos meios convencionais de aprendizado? Nesse olhar, a consultoria empresarial torna-se muito mais atraente e interessante.

Vale a pena fazer consultoria para pequenos negócios?

O papel da consultoria não é ajudar empresas a aprimorar suas práticas de gestão, atuando de maneira mais competitiva no mercado e melhorando seus resultados? Então consultoria empresarial não tem a ver com o porte da empresa, mas sim com o desejo de crescer e a disposição para mudanças.

Portanto, pequenos negócios que escolhem a ajuda de uma consultoria tomam uma decisão certeira quanto ao desenvolvimento e crescimento da empresa. Escolher ajuda quando se está iniciando no mercado é escolher acertar antes de patinar, cair e então precisar de ajuda. Ao invés de questionar “o que uma consultoria pode fazer para o meu negócio?”, questione se sua empresa está disposta a receber ajuda para crescer.

A GPlus Consultoria oferece serviços de consultoria e assessoria empresarial personalizados de acordo com a sua necessidade. Quer conhecer mais do nosso trabalho e saber mais sobre gestão de negócios? Entre em contato conosco, acompanhe o nosso blog e a nossa página no Facebook. Acompanhe a GPlus no Youtube para informações preciosas para o seu negócio.

Facebook Comentários

Post Relacionados

Leave a comment

Decole com o seu negócio
 Solicite agora uma hora de CONSULTORIA GRÁTIS

*Suas informações jamais serão compartilhadas.
close-link