Quero abrir meu negócio! 6 dicas da GPlus Consultoria para você

Quero abrir meu negócio! 6 dicas da GPlus Consultoria para você

Investir no próprio negócio é um grande desafio, pois envolve muito mais que uma boa ideia. É preciso diversas habilidades de gestão, planejamento e criatividade. Portanto, é comum ter receio de começar a empreender por medo de que o seu negócio não tenha sucesso. Então, separamos algumas dicas para lhe ajudar a tirar sua ideia do papel. Confira mais informações no nosso vídeo abaixo:

1- Conheça o seu negócio e aposte em experiência

É muito difícil – para não dizer impossível – ter bons resultados se não há o conhecimento técnico sobre a área. Então, busque investir no que você já conheça o suficiente para fazer sua ideia dar certo. Se você tem uma ideia, mas não conhece nada sobre o produto ou serviço, pesquise muito e, se possível, faça uma imersão no seu futuro mercado.

O ideal é que você invista em algo que você tem conhecimentos sobre, mas não tem problema se você pretende abrir um negócio em uma área que ainda não tem experiência. O ideal é procurar um sócio, funcionário ou uma consultoria que possam lhe ajudar a entender o mercado. É importante refletir sobre as suas habilidades, por exemplo: para abrir um restaurante você não precisa ser um cozinheiro, sendo um bom gerente e juntando-se com alguém que entende de restaurantes é mais provável que o seu negócio prospere.

2- Especialize-se

Mesmo que você já tenha experiência na sua área, buscar conhecimento nunca é demais. Aposte em cursos, aulas, livros, vídeos, podcasts, palestras e toda forma que você puder, para ficar ainda mais por dentro da sua área de trabalho. Além disso, procure conteúdos voltados para empreendedorismo.

3- Seja apaixonado pelo seu negócio

Montar um negócio pelo qual você seja apaixonado e domine os conhecimentos necessários para torná-lo um sucesso é essencial. Mas ser um expert na área não é garantia de sucesso. Afinal, do que adianta fazer algo que você é bom, se não gosta de fazê-lo? Criar um negócio pensando somente no lado financeiro, na maioria das vezes, não dá muito certo, seja no retorno empresarial ou na satisfação pessoal. Ao montar seu próprio negócio, procure algo que lhe traga prazer e ânimo para superar as adversidades naturais da criação e gestão de uma empresa.

4- Conheça o seu mercado

Uma importante ferramenta para orientar o empreendedor a conhecer o mercado e definir estratégias é a pesquisa de mercado. Ela possibilita uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do setor que terão impacto direto na empresa – oportunidades, ameaças, concorrentes, clientes,  fornecedores, pontos fortes e fracos do mercado e da concorrência. Conhecer o seu cliente e seus concorrentes é fundamental na hora de estruturar o modo de atuação da sua empresa.

5- Planeje o quanto você precisará investir

É importante criar um plano de negócios antes de colocar as suas ideias em prática, a fim de saber se elas são viáveis. Para isso, é preciso simular até quando você conseguiria tocar a empresa sem recorrer a capital externo. Quanto dinheiro você tem para investir? Seja realista, leve em consideração todos os gastos e investimentos necessários.  Além disso, pense em um plano de marketing, identifique o seu público-alvo, crie metas e estratégias de vendas.

6- Crie uma rede de networking

É indispensável ter contato com possíveis parceiros e colaboradores, afinal nem sempre podemos fazer tudo sozinhos. Selecione os colegas da sua área que você mais confia e respeita para pedir opiniões e críticas construtivas quando precisar. Essa rede de contatos irá lhe ajudar a se manter confiante e engajado no seu negócio. Além disso, eles podem também ser futuros funcionários ou investidores da sua empresa.

A GPlus Consultoria oferece serviços de consultoria e assessoria empresarial personalizados de acordo com a sua necessidade. Quer conhecer mais do nosso trabalho e saber mais sobre gestão de negócios? Acompanhe o nosso blog e a nossa página no Facebook.

Facebook Comentários

Post Relacionados

Comentários (4)

[…] Leia também: Quero abrir meu negócio! 6 dicas da GPlus Consultoria para você. […]

[…] lembra do artigo que escrevi sobre 6 dicas para abrir o seu negócio? Foi um dos primeiros aqui no blog, no qual a primeira dica era: conheça o seu negócio e aposte […]

Be sure – Do not panic! In bulk situations, deleted files can recreate – even if you have cleared the trash or did not used the trash when deleting files.
For effective resuscitation deleted data should execute some activities. Do not be discouraged – for this, it is not necessary to be an expert in the field of information technology, you also do not need to pay hundreds of dollars to a specialist professional for restoration of your information.
mac file recovery

[…] para a GPlus. Por isso, buscamos trazer conteúdos relevantes para que você desenvolva ainda mais sua empresa. Falando nisso, já conferiu o nosso […]

Leave a comment

Decole com o seu negócio
 Solicite agora uma hora de CONSULTORIA GRÁTIS

*Suas informações jamais serão compartilhadas.
close-link